Campo Erê / Saúde - 26 de Outubro de 2021 - 14h06

​Alerta – Infestação do aedes aegypti continua em vias de epidemia de dengue.

A secretaria de saúde do município de Campo Erê, emitiu nesta segunda feira 25, alerta de que a cidade de Campo Erê, continua infestado com o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Atualmente a secretaria conta com três agentes de combate à endemias, eles que monitoram e visitam todo o perímetro urbano da cidade, na tentativa de localizar os criadouros e tratando os locais e ainda averiguando as denúncias, com o auxílio da vigilância sanitária com monitoramento de casos suspeitos identificados nas estratégias de saúde da família.

Todos os moradores são responsáveis pelo controle dos criadouros, como por exemplo locais onde há água acumulada, virando potes, garrafas e outros locais que o mosquito faz sua desova.

É importante ressaltar que os agentes estão amparados por decreto a verificar todos os terrenos que possam ser locais denunciados ou identificados como proliferadores do mosquito.

A preocupação agora é que a época começa a ser mais chuvosa e quente, típico período para a proliferação do mosquito e consequentemente dos casos de dengue, que se não for tratada em tempo pode matar.

Saiba mais:

Como foi criado o mosquito da dengue?

O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.


Como o Aedes aegypti transmite a doença?

A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada


Sintomas

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.


Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024