Campo Erê / Justiça - 23 de Setembro de 2021 - 17h56

​Fórum de Campo Erê será ampliado e reformado.

projeto

Orçamento licitado ultrapassa a casa dos R$ 3,2 milhões.

Em uma solenidade online realizada na tarde desta quinta-feira (23/9), o presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do fórum da comarca de Campo Erê, no Extremo-Oeste. Com isso, os trabalhos devem iniciar imediatamente. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Faon, que tem 450 dias para entregar a obra.

Depois da reforma, o prédio ficará com 871 metros quadrados. A principal obra será a adequação do imóvel para instalação de plataforma elevatória, garantindo assim a acessibilidade. O cumprimento das normas de prevenção de incêndios também é prioridade. Por isso, serão construídos depósito e abrigo para entrada de energia elétrica e melhorias no sistema de calefação. Além disso, haverá instalação de climatização em todo o prédio.

O estacionamento será ampliado para o total de 42 vagas, sendo 24 para visitantes, incluindo vaga para pessoas com deficiência e idosos. O local ainda contará com vagas exclusivas para magistrados, promotores, servidores e advogados. O investimento será de R$ 3.218.369,52. “O objetivo é garantir uma edificação de qualidade, segura, funcional e flexível, melhor adequada às demandas atuais da Justiça de Santa Catarina”, ressalta o presidente.

A juíza da Vara Única da comarca, Paula Fabbris Pereira, considera que a reforma será importante para atender a comunidade de Campo Erê. “O prédio do fórum já é um ponto turístico pela arquitetura diferenciada e muito bonita. Garantir a acessibilidade é uma necessidade, já que as salas de audiências ficam no segundo andar. O incremento na segurança também é imprescindível. Assim, com certeza essa obra virá para agregar”, destacou a magistrada.

O diretor de Engenharia e Arquitetura do PJSC, Everton Willian Tischer, fala que, apesar de ser uma reforma considerada pequena, trará grande benefício para a comunidade por garantir a acessibilidade. “É um desejo antigo, um programa que temos para que todos os prédios do Poder Judiciário catarinense estejam dentro das normas. A segurança e a prevenção a incêndios também são prioridade, pois na época da construção era uma demanda que não existia. Não tivemos nenhuma ocorrência nesse sentido, mas a prevenção é sempre o melhor caminho, tanto para segurança patrimonial quanto para segurança contra incêndio”, afirma o engenheiro.

De acordo com Tischer, todas as obras realizadas nos fóruns incluem cercamento, espaço para veículo de transporte de presos e construção de celas ou ampliação do número. Além disso, os prédios são regularizados quanto às normas criteriosas do Corpo de Bombeiros para prevenção e combate a incêndios. Dessa forma, fica garantida a segurança da população que utiliza o prédio e, ainda, de magistrados, promotores e servidores.

Na ocasião da solenidade, o desembargador Salim Schead dos Santos, lembrou que, logo após sua posse em 16 de setembro de 1981, foi para Campo Erê. Assim, foi o primeiro juiz a morar no município. “Na época, o fórum tinha condições precárias. Por isso, fico muito contente pelo prestígio que o PJSC dispensa à comarca. É como se voltasse 40 anos no tempo. Tenho as melhores lembranças de Campo Erê. O povo é muito acolhedor e muito educado”, dividiu.

Outro desembargador que atuou como juiz na comarca oestina foi Volnei Celso Tomasini que parabenizou a Presidência “pela obra que inicia novo marco por priorizar aperfeiçoamento e ampliação de fóruns em funcionamento. São melhorias essenciais que vão proporcionar maior conforto para magistrados e servidores. Estive em Campo Erê em 1991. Sempre houve a peculiaridade da infraestrutura que demandava melhorias. Essa reforma vem em boa hora”, avaliou Tomasini.

No último dia 27 de julho, a comarca completou 41 anos de prestação de serviços judiciários às comunidades de Campo Erê, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e São Bernardino. A equipe é composta por 13 servidores efetivos, uma juíza, dois assessores jurídicos, seis estagiários, um policial militar e sete terceirizados. No Fórum Desembargador José Roberto Vianna Guilhon também funcionam a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público.

Siga o portal pelas redes sociais

Twitter @campoeresc

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: Assessoria de Imprensa/NCI

Galeria

  • projeto

    projeto

  • projeto

    projeto

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024