Campo Erê / Eleições 2020 - 13 de Novembro de 2020 - 15h06

​TSE não tem data marcada para julgar recurso de candidata a prefeita de Campo Erê

A candidata Raquel Cristina Klein Schroll Schiavini (Podemos), que concorre ao cargo de prefeita municipal de Campo Erê pela “Coligação União por Campo Erê”, continua com seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Ela é companheira do atual prefeito, Odilson Lima que, segundo a lei eleitoral e o art. 14 parágrafo 7° da Constituição Federal, deveria ter se afastado do cargo de prefeito nos seis meses antes das eleições para, então, lançar sua mulher como candidata a prefeita. Mas ele não se afastou, continuando praticando atos de gestão, como prefeito, até os dias de hoje.

O entendimento é do Ministério Público Eleitoral da 69 ª Zona Eleitoral de Campo Erê, que foi acolhido por sentença pela Juíza Paula Fabbris de Oliveira, titular dessa Zona Eleitoral.

Com a decisão que indeferiu sua candidatura, Raquel Cristina interpôs recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE/SC), em Florianópolis, sendo que, novamente, seu pedido foi indeferido por unanimidade de votos.

Da decisão do TRE/SC, a candidata apela para a última instância a julgar o caso: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, onde seu recurso ainda aguarda julgamento definitivo.

Mesmo assim, conforme determina a lei eleitoral, enquanto a decisão da Juíza Eleitoral de Campo Erê está em grau de recurso, não sendo definitiva ainda, a candidata pode continuar a praticar seus atos de campanha e, inclusive, ter seu nome e foto vinculados nas urnas eletrônicas.

Desse ponto em diante, duas situações se apresentam no caso da decisão do TSE de Brasília for desfavorável à candidata, mantendo o indeferimento de seu registro de candidatura:

a) Se a decisão do TSE for dada antes do dia das eleições, a coligação de Raquel Cristina poderá trocar de candidato a prefeito, desde que não seja no dia anterior ao pleito. A Coligação terá a obrigação de dar ampla divulgação da dita troca de candidato para que todos os eleitores saibam. O nome e foto da candidata Raquel permanecerá nas urnas, mas os eleitores estarão votando em outra pessoa.

b) Caso a decisão do TSE ainda não tiver sido dada até a data das eleições, no próximo domingo, os votos de Raquel Cristina serão considerados zerados e será proclamado como vencedor o segundo colocado em votações, conforme o art. 224 do Código Eleitoral.

§ 3 º A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015) (Vide ADIN Nº 5.525)

Contudo, o resultado ficará suspenso até julgamento do recurso no TSE. Sendo negado o recurso, será confirmado como eleito o segundo colocado no pleito.

Sendo aceito o recurso, então os votos de Raquel Cristina passam a serem validados e a mesma seria proclamada eleita.


Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024