Saúde - 09 de Novembro de 2020 - 19h37

​Sicoob SC/RS promove live para conscientizar sobre Novembro Azul

Cada vez mais, o público masculino começa a adotar hábitos saudáveis e fazer visitas regulares ao médico

O Sicoob promove no dia 11 de novembro, às 19 horas, a live “Saúde Masculina: Vamos conversar? ”, com a presença especial do médico e palestrante Dr. Jairo Bouer. O objetivo do encontro será a conscientização de homens e mulheres sobre o Novembro Azul – mês dedicado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e especialmente focada na prevenção ao câncer de próstata.

A transmissão acontecerá via canal do Sicoob SC/RS no YouTube e é aberta aos associados, funcionários, dirigentes e público em geral. Jairo Bouer tem ampla experiência em psiquiatria, saúde e comportamento. Consolidou uma forma única de se comunicar com o público, abordando temas complexos e delicados de maneira objetiva e descontraída.

Sua jornada na comunicação conta com passagens por veículos como MTV, TV Cultura, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Revista Época, entre outros. Atualmente, é colaborador do programa Encontro com Fátima Bernardes, escreve para o blog Viva Bem-UOL, apresenta o programa Minuto ao Ponto no Canal Futura e tem inserções diárias em rádios de diversas cidades do país.

Saúde masculina

Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.


Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.


O câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados dependendo do estágio em que a doença se encontre.

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente, com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual.


Link da live: www.youtube.com/watch?v=nrkttr3t9kM

Fonte: Ass. Sicoob Maxi Credito

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024