Campo Erê / Entidades - 20 de Agosto de 2020 - 13h08

​Agosto Laranja - A prevenção é mais barata e mais eficaz”!

Foto: campoere_1.com

A APAE de Campo Erê durante todo o mês de agosto vem realizando o Projeto de Prevenção e Conscientização das Deficiências, já que além da busca da qualidade de vida da pessoa com deficiência, também é missão das APAEs à prevenção das mesmas. Deste modo, as coordenadoras do projeto Sabrina Trevisan Rachi e Isis Mussio Antonietti, juntamente com a Equipe Técnica de Saúde da Instituição, destacam que 70% dos casos são evitáveis ou atenuáveis.

Salientam que os casos podem ser evitáveis com ações simples. Antes mesmo de engravidar (período pré-concepcional) realizando a vacinação, verificando o tipo sanguíneo e o fator RH, além de exames para detectar sífilis, toxoplasmose, AIDS, citomegalovírus e ter hábitos saudáveis (alimentando-se bem, não fazendo uso de bebidas alcoólica, drogas e cigarro).

Além disso, durante a gestação, manter o acompanhamento médico seguindo orientações do mesmo. E no período pós-natal (depois do nascimento) fazer o acompanhamento médico mensal, manter a carteirinha de vacinação em dia, e realizar os testes do pezinho, do olhinho e orelhinha.

Também podem gerar deficiência desnutrição e desidratações graves, além de carência de estimulação global, Infecções: meningites, sarampo e Infecções exógenas (envenenamentos provocados por remédios, inseticidas, produtos químicos como chumbo, mercúrio etc.).

Fique atento aos possíveis acidentes domésticos, mantenha as crianças longe de fogo, de álcool, objetos cortantes, tomadas elétricas, etc.

Ame seu filho! Falta de afeto, vínculo e de estímulos podem prejudicá-lo. A estimulação em ambiente familiar e escolar é essencial ao desenvolvimento da criança, desta forma: brinque, cante, converse, leia histórias, ensine coisas novas.

Siga o portal nas redes sociais

Twitter @campoere_1sc

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere_1/

No WhatsApp https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024