- 08 de Fevereiro de 2011 - 07h32

Volta as aulas - Editorial

.

Para muitos hoje é um dia especial, para outros um recomeço uma continuidade.

A volta as aulas no município de Campo Erê inicia hoje na rede municipal e estadual. Campo Erê possui hoje aproximadamente 2.320 alunos que iniciam a maratona de estudos em 2011.

Com o ano letivo começando, os pais devem observar o peso das mochilas dos estudantes - principalmente das crianças - e assim evitar consequências mais sérias na saúde deles quando chegarem à vida adulta.

Por conta dessa preocupação, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP indicam alguns cuidados na hora de fazer a mochila das crianças na volta às aulas.

A organização é a principal aliada para deixar de lado materiais desnecessários, evitando o sobrepeso, que pode alterar o ponto de equilíbrio da criança. A mochila correta deve pesar até 15% do peso da criança, além de ter alças largas e acolchoadas, com poucos adereços metálicos, que podem aumentar o peso inicial da mochila. Para saber o tamanho ideal da mochila, os pais, no momento da compra, devem colocá-la no aluno sentado em uma cadeira e atentar para que a mochila não fique mais alta do que os ombros dele.

Outra função dos pais e uma das mais delicadas é o acompanhamento do aluno durante o estudo. É evidente que alguns traem a confiança deles e enganando-se a si mesmos. Dizer que vai a escola e ficar rodando pela cidade, bares muitas vezes consumindo bebidas alcoólicas ainda ocorrem com adolescentes principalmente a noite e por vezes mesmo em sala atrapalhando aqueles que preferem o estudo ao invés da bagunça.

As escolas, direção, professores e todos os envolvidos no processo educativo fazem o possível para levar o conhecimento durante o período e muito antes do inicio e após o termino das aulas o processo continua para que tudo seja feito de acordo com as normas educativas.

Na rede municipal a novidade é as apostilas da editora Positivo
As apostilas serão distribuídas para os alunos de 3 a 6 anos da educação infantil e para alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental de todas as creches e escolas municipais, que são de responsabilidade da prefeitura. A editora Positivo, que venceu a licitação ao custo de 200 mil reais, ainda vai oferecer cursos de capacitação durante ao ano aos educadores, para direcionar o andamento do sistema de educação.

Outra ferramenta importante que estará á disposição dos alunos é o Portal Aprende Brasil, que no município será denominado Portal Aprende Campo Erê. Cada aluno terá uma senha e, ao pesquisar qualquer assunto estudado em sala de aula, o portal irá apontar conteúdos recomendados para idade e nível de ensino do estudante, o que torna a pesquisa online mais eficiente.

Fonte: Jandir Sabedot

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024