Segurança - 20 de Abril de 2020 - 08h31

​19 de Abril é dia do Exército Brasileiro

Foto: Exército

BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos.

BRAÇO FORTE, ao derrotar, no dia 19 de abril de 1648, o invasor estrangeiro das terras nordestinas; ao reagir às tentativas de fragmentação do território, durante as revoltas internas bem como às investidas de ideologias totalitárias; ao combater em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial, garantindo a vitória das forças aliadas ante ao nazifascismo, fato memorável que neste ano completa 75 anos; ao manter homens e mulheres aptos e capacitados a defender a Pátria, até mesmo com o sacrifício da própria vida.

MÃO AMIGA, quando Caxias, homem à frente de seu tempo, cultuava os princípios de igualdade e fraternidade; quando enfermeiras do Exército, ao cuidar dos aliados feridos nas duas grandes Guerras Mundiais, representaram a competência e a sensibilidade da mulher brasileira; ao planejar e executar a operação Humanitária em Roraima; ao coordenar e apoiar, entre outras operações de caráter subsidiário, a distribuição de água potável a cidadãos brasileiros que moram no Nordeste.

Agora mesmo, na Operação COVID-19, estamos na linha de frente, apoiando o governo federal, os governos estaduais e os municípios no combate a uma das maiores crises vividas pelo Brasil nos últimos tempos. A construção de hospitais de campanha, a desinfecção de instalações públicas, a produção de medicamentos e de materiais de proteção individual, a distribuição de alimentos e a participação em campanhas de conscientização, vacinação e doação de sangue, além de muitas outras ações, já empregam, diariamente, mais de 25 mil militares do Exército em todas as regiões do país.

É nesse sentido que o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado tem procurado estar alinhado aos anseios da sociedade, mantendo permanente estado de prontidão de sua tropa, reforçando e garantindo a segurança na faixa de fronteira, atuando na prevenção e combate a crimes transfronteiriços e, ao mesmo tempo, presente e solidário, unindo esforços em apoio à comunidade.

Para marcar este 19 de abril, Dia do Exército Brasileiro, militares do Regimento realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos com a intenção de prestar apoio às instituições e aos necessitados afetados pelas medidas preventivas do combate ao coronavírus. Neste dia 15 de abril, nosso Lanceirinho entregou cestas básicas para a APAE e para moradores de São Miguel do Oeste SC.

BRASIL ACIMA DE TUDO!

Fonte: Ass. Exercito

Galeria

  • Foto: Exército

    Foto: Exército

  • Foto: Exército

    Foto: Exército

  • Foto: Exército

    Foto: Exército

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024