Fiscalização - 26 de Março de 2020 - 14h36

​PMA fiscaliza colheita antecipada do pinhão

Foto: campoere_1.com

A Policia Militar Ambiental – PMA – está fiscalizando a colheita/comercialização antecipada do pinhão.

As denuncia podem ser feitas através do 190, da policia militar a qual faz a averiguação e posterior comunicação a PMA para a lavratura do flagrante.

A colheita, comercialização e consumo só é permitido a partir do próximo dia 1º de Abril, seguindo as normas do estado de SC.

A comercialização antes desta data caracteriza crime ambiental e os infratores podem ser punidos com pena prevista para este crime é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa (art. 157, caput, do Código Penal).

A norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) permite que a colheita do pinhão seja iniciada somente a partir do dia 15 de abril, mas em Santa Catarina uma norma permite a antecipação em 15 dias. A medida do IBAMA é preservar a espécie e garantir parte da produção para os animais silvestres, mas devido a mobilização dos produtores catarinenses, já que em algumas regiões o pinhão amadurece até um mês antes o prazo foi antecipado.

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.

O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.

No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucária angustifólia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024