Meio Ambiente - 04 de Fevereiro de 2020 - 12h05

​Vídeo – Animação da Nasa mostra planeta sem agua

Divulgação

Vídeo mostra cordilheiras marinhas e caminhos usados na migração entre continentes

Cerca de três quintos da superfície da Terra é coberto por água. O líquido esconde diversas formações, incluindo a maior cordilheira do planeta e antigos caminhos que os humanos usaram para chegar a outros continentes. Mas como seria a aparência do planeta se todos seus oceanos fossem drenados repentinamente? Para mostrar isso, a Nasa criou uma animação que retira a água lentamente.

James O´Donoghue, ex-funcionário da agência e atualmente na Jaxa, agência espacial japonesa, fez algumas alterações no vídeo, reduzindo a velocidade e adicionando um rastreador de quanta água foi drenada. "Reduzi a velocidade do início, já que, surpreendentemente, há muita paisagem submarina revelada instantaneamente nas primeiras dezenas de metros", explicou.

À medida que os oceanos perdem água, os primeiros pedaços de terra oculta que aparecem são as prateleiras continentais. Essas formações incluem algumas das pontes terrestres que os humanos atravessaram ao migrar de continente para continente. Dezenas de milhares de anos atrás era possível caminhar da Europa continental ao Reino Unido, da Sibéria ao Alasca e da Austrália às ilhas ao redor.

"Quando a última era glacial ocorreu, muita água do oceano estava congelada nos polos do planeta. É por isso que as pontes costumavam existir, e cada uma delas permitiu que os humanos migrassem", afirmou O’Donoghue.

Com o nível do mar caindo entre 2 mil e 3 mil metros, é possível ver a maior cadeia de montanhas da Terra, com mais de 59 mil quilômetros de extensão. Apenas quando drenados 11 mil metros de profundidade é possível esvaziar completamente a Fossa das Marianas. Para o cientista, o esvaziamento revela "não apenas o fundo do oceano, mas também a história antiga da humanidade".



Fonte: Via: Business Insider​/Olhar Digital

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024