Campo Erê / Entidades - 19 de Novembro de 2019 - 09h24

​Faesc/Senar - Resultados do ATeG são apresentados em grande encontro

Foto: campoere_1.com

O sindicato Rural de Campo Erê esteve presente com 42 produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram no último dia 14, em Chapecó, o 2º Seminário Estadual do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Leite.

O evento contou com a presença de aproximadamente 1700 produtores de leite e teve como objetivo apresentar os resultados do trabalho desenvolvido em propriedades rurais, o aumento e a melhoria da produtividade e a qualificação dos gestores.

Histórico

Com o objetivo de proporcionar aumento da produção, evolução na produtividade e no nível de gestão, além do incremento da renda líquida das propriedades rurais catarinenses, o Sistema Faesc/Senar iniciou em 2016 o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A Assistência Técnica e Gerencial é um processo educativo de caráter continuado que visa atender a produtores rurais por meio de uma metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados, de forma a possibilitar a disseminação de tecnologias associadas à consultoria gerencial. As propriedades são assistidas em Santa Catarina por um período de dois a quatro anos desde gestão até manejo adequado, melhoria da alimentação, das instalações, nutrição, qualidade do leite e bem-estar animal.

Resultados

De acordo com o supervisor técnico da ATeG em bovinocultura de leite Jeam Carlos Palavro, a primeira etapa da metodologia aplicada consiste em construir um diagnóstico nos três primeiros meses do projeto. Quando identificado as falhas de cada propriedade, os técnicos de campo traçam metas junto aos produtores.

No segundo ano é possível determinar os extratos de indicadores, sejam técnicos ou financeiros. Por fim é planejada a produção de leite com foco voltado ao desenvolvimento de cada setor ou etapa produtiva, como exemplo a nutrição das vacas leiteiras, com o propósito de evitar desperdícios, tornar a atividade eficiente e incrementar a renda.

“O resultado esperado é o desenvolvimento da propriedade com sustentabilidade, então nós trabalhamos a gestão, controle de despesas e receitas e a assistência técnica. É muito importante termos a oportunidade de levarmos esse trabalho a campo efetivamente com treinamentos e assistência para que possamos, como entidade, contribuir com o nosso público que são os produtores rurais”, destacou Palavro.

Em 2016, quando iniciado a ATeG, 1350 propriedades participaram do programa. Já em 2019, a ATeG abrangeu 1800 propriedades e foi aplicada em 165 municípios catarinenses. Em média mensal, as propriedades comercializaram 11.556 litros de leite. Por dia, a produção de leite representa em média 18,34 litros.

Em média os produtores trabalham com 20 vacas por propriedade. Jeam destacou que de agosto de 2018 a julho de 2019 a média recebida do preço do leite foi de R$ 1,29. O acréscimo produtivo foi de 8%, o que representa 10 mil litros a mais de leite na propriedade comparado ao ano anterior. Ao todo, as propriedades atingiriam 18 milhões 489 mil litros de leite produzido.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê também esteve presente no evento com 42 produtores da região de sua abrangência.


Fonte: CampoErê.Com/MB Comunicação

Galeria

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

  • Foto: campoere_1.com

    Foto: campoere_1.com

  • Foto: MB Comunicação

    Foto: MB Comunicação

  • Foto: MB Comunicação

    Foto: MB Comunicação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024