São Bernardino / Agricultura - 04 de Junho de 2019 - 09h18

​Agricultores de São Bernardino testam novas variedades de aipim

Foto: Divulgação

A produção comercial de mandioca de mesa vem crescendo no Oeste Catarinense, principalmente em função das agroindústrias familiares que comercializam o aipim descascado e congelado, agregando valor ao produto.

Em função disso, a Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Bernardino, promoveu no município um dia de campo, para os agricultores testarem as novas variedades de aipim desenvolvidas pela pesquisa da Empresa. O evento foi no dia 29 de maio, na propriedade de Clarice e Dercio Werner, na comunidade de Alfa IV e contou com expressivo número de agricultores.

As plantas estavam com 8 meses de cultivo e foram avaliados os seguintes parâmetros: produtividade, facilidade de colheita, facilidade de descascamento, cozimento, qualidade da polpa e sabor. Os agricultores também receberam informações sobre a cultura, como plantio, colheita, produtividade, características genéticas.

Na oportunidade os presentes receberam várias receitas à base de mandioca para testarem em suas propriedades. Os interessados levaram manivas-sementes para multiplicação dos materiais em suas propriedades.

O experimento iniciou em setembro de 2018, quando foi realizado o plantio das variedades SCS260 Uirapuru, SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS263 Guapo. Também foi testado uma variedade com e sem adubação que o produtor já tinha na propriedade.

Segundo a engenheira-agrônoma da Epagri de São Bernardino, Elaine Regina Baggio, os resultados da avaliação foram muito promissores, apresentando facilidade de descascamento e cozimento rápido, além da produtividade acima da média registrada em Santa Catarina. O sabor também foi destaque.

Com relação ao cozimento, as variedades que mais se destacaram foi a Guapo com 15,16 min seguidas da Sempre Pronto e a Uirapuru com 15,25 minutos. A variedade Sempre Pronto destacou-se na produtividade e todas apresentaram facilidade de descascamento. No sabor destacaram-se a Uirapuru seguida da Ajubá e Guapo. Todas apresentaram facilidade de colheita.

Fonte: CampoErê.Com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024