Economia - 20 de Maio de 2019 - 14h57

​Sicoob MaxiCrédito tem programação especial na 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

Entre os dias 20 e 26 de maio acontece em todo o país a 6ª Semana Nacional da Educação Financeira, com a qual diversas instituições e entidades se mobilizam para tratar a educação financeira através de ações e projetos. A mobilização é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

O Sicoob MaxiCrédito contará com uma programação especial voltada para promover a educação financeira na área de atuação da cooperativa. Ao todo serão mais de 30 ações durante a semana, envolvendo desde o público infantil ao público adulto. “O Sicoob MaxiCrédito trabalha muito para que a mensagem da educação financeira chegue para muitas pessoas, pois nós acreditamos que com isso toda a sociedade ganha”, disse o presidente Ivair Chiella.

O Sicoob MaxiCrédito trabalha desde 2013 com um programa especial voltado para crianças, o Maxi Poupe, que tem o objetivo de estimular o ato de poupar desde cedo. O programa vai até as escolas e desenvolve atividades que buscam essa reflexão, com exemplos do dia a dia. Outro programa da cooperativa é o Conte Conosco, destinado ao público adulto e que visa reforçar a importância do orçamento pessoal e familiar, da formação de reserva financeira para a transformação dos projetos em realidade.

Precisamos falar

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro, para que todos tenham a oportunidade de desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, além de tomar decisões conscientes sobre finanças e consumo. Quando uma pessoa entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo.

Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que pessoas financeiramente educadas contribuem para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

“Por isso, nosso papel em promover a educação financeira vai além, precisamos falar sobre nossa relação com o dinheiro, entre famílias, entre amigos, para que nosso consumo seja cada vez mais consciente”, disse a gerente de comunicação e coordenadora dos programas Jucelita Neves. “E o Sicoob MaxiCrédito, enquanto instituição financeira cooperativa acredita que tem atuação importante nessa reflexão para toda a comunidade”, finaliza.

Fonte: Ass. Sicoob Maxi Credito

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024