Iraceminha / Segurança - 10 de Janeiro de 2019 - 21h02

​Jovem é vítima de choque elétrico e família enterra parte do corpo

No final da manhã desta quarta-feira 09, bombeiros de Maravilha foram chamados para atendimento de vítima de choque elétrico na linha Biguá, interior do município de Iraceminha SC.

Ao chegar no local o jovem de 17 anos, estava com parte do corpo enterrado, desorientado, com tremores e frio, sonolência, ânsia e dor nos membro inferiores.

Familiares relataram que o jovem trabalhava em um aviário, quando recebeu um choque elétrico da tensão 220V, caindo ao solo com os membros, contraídos, quando os familiares jogaram agua nos pês e enterraram parte do corpo.

Foi feito a oferta de oxigênio e conduzido ao hospital para atendimento médico.

O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes no mundo, resultado da passagem de uma corrente elétrica através do corpo. Essa corrente pode causar queimaduras, perda de membros e até mesmo parada cardiorrespiratória.

Para lidar com o choque elétrico é preciso observar os riscos que estão à nossa volta e não vacilar. Hoje, no Brasil, estima-se que quatro pessoas são vítimas de choques elétricos a cada dia, ficando com graves sequelas ou perdendo a vida.

Quase sempre a desatenção e o desconhecimento são os principais fatores que levam a esses acidentes.

Como socorrer em caso de choques elétricos

1 – Use objetos isolantes como cobertas ou toalhas (secas) para enlaçar a vítima e puxá-la para desprender a pessoa do objeto que conduz a energia. Nunca toque no corpo da vítima durante o choque elétrico. Tente desligar a chave geral o quanto antes.


2 – Tente chamar pela vítima para reanimá-la. Caso os sentidos não retornem, proceda com a massagem cardíaca.


3 – Se a pessoa recuperar a consciência procure mantê-la calma.


4 – Ligue para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) e peça ajuda imediata.

É claro que a melhor forma de lidar com choques elétricos é evitando que ocorram e isso pode ser feito através de alguns cuidados básicos.

Veja como evitar choques elétricos:

1 – Se precisar mexer na parte elétrica da sua casa, opte sempre por um especialista. Se não puder, lembre-se de desligar a chave geral.
2 – Não deixe fios desencapados. Basta tocá-los para que um acidente aconteça.
3 – Nunca troque lâmpadas ou execute qualquer tarefa que envolva eletricidade com o corpo molhado, já que a água é excelente condutora de energia.
4 – Proteja as tomadas com protetores para evitar que as crianças sofram acidentes.

5 – Oriente crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar pipas próximos à rede elétrica e a jamais tentar tirá-las caso se prendam aos cabos de energia.

6 – Invista em produtos de proteção contra raios e surtos elétricos para os seus equipamentos.

Para o bombeiro militar Elton Alves, do quartel de Campo Erê SC, a atitude da família em jogar água nos pês da vitima e enterrar parte do corpo, não traz nenhuma solução, para que a vitima reaja aos estímulos sofridos durante o choque.

Elton diz que a atitude deve ser uma crendice dos antigos, mas até hoje em sua vida de bombeiro militar nunca viu essa ação feita pelos familiares da vitima.

"O certo mesmo é se prevenir e seguir as instruções acima descritas", disse o bombeiro.

Fonte: CampoErê.Com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024