Variedades - 21 de Dezembro de 2018 - 21h11

Retrospectiva do WhatsApp é golpe

É final de ano, momento de reflexão e de buscar na memória o que foi vivido. As redes sociais entram na onda e disponibilizam aos usuários as famosas retrospectivas. Facebook, Instagram e Spotify oferecem esse serviço, mas o WhatsApp ainda não. Então, se você recebeu algum link que promete isso, fique atento, porque é golpe.

O alerta sobre a circulação do link malicioso partiu da fabricante de antivírus PSafe. De acordo com a companhia, com o golpe, os criminosos desejam mais lucrar com a exibição de anúncios em sites falsos do que realmente obter dados pessoais de usuários. Por isso, na maioria dos casos, esse tipo de ação não representa risco aos dados salvos no dispositivo móvel.

O golpe começa com uma mensagem enviada com as seguintes palavras:

"Pessoal, acabei de ver minha Retrospectiva 2018 que o WhatsApp liberou. Muito bom! Relembrei as fotos antigas, status e conversas. Veja a de vocês aí".

Abaixo do texto, é indicado um link, que o leitor deve acessar para visualizar a tal retrospectiva.

Na sequência, a página solicita que o usuário clique em "ver retrospectiva".

Depois, surge a notificação de que a "sua retrospectiva foi criada com sucesso". Entretanto, para que se tenha acesso ao material, obriga-se o compartilhamento da mensagem de divulgação da suposta novidade entre os contatos do usuário: "Após compartilhar, sua retrospectiva aparecerá automaticamente".

Para finalizar e dar credibilidade, os golpistas geraram uma página falsa com o mesmo layout do Facebook e com comentários positivos de pessoas que teriam feito a tal retrospectiva. É nesse momento em que o usuário fica exposto aos anúncios e a uma possível coleta de dados

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024