Agricultura - 22 de Outubro de 2018 - 16h00

​Produtores participam do 1º Dia de Campo Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte

Foto: Divulgação/Senar

O Sistema Faesc/Senar-SC, em parceria com o Sebrae/SC, promoveu nessa semana, em Bom Retiro, no Planalto Serrano Catarinense, o 1º Dia de Campo Estadual do Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte de Santa Catarina.

O evento reuniu cerca de 800 produtores rurais de diferentes regiões do Estado atendidos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em bovinocultura de corte. Foram 28 grupos, de 27 Sindicatos Rurais que abrangem 73 municípios.

O objetivo, segundo o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo foi promover a troca de experiências entre os produtores rurais e apresentar técnicas e informações com foco na gestão da atividade, a nutrição dos rebanhos e a eficiência na produção de carne.

Pedrozo também apresentou os resultados do programa que proporciona às propriedades rurais evolução no nível de gestão, aumento da produção com o incremento da renda líquida e melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), desenvolvido por meio de parceria com o Sebrae, no qual foram registrados avanço no número de vacas prenhes de 41% para 69%.

O programa é gratuito aos produtores rurais que são beneficiados com uma visita técnica e gerencial por mês pelo período de dois anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias.

“O Estado produz menos do que consome em carne bovina, mas, ainda assim, a bovinocultura é uma atividade econômica relevante. Por meio da qualificação oferecida pelo programa, os seus efeitos na produção/produtividade e a excepcional condição sanitária de SC, estabelecemos as condições ideais para exportação. Santa Catarina tem potencial e qualidade para conquistar os mais exigentes mercados. É isso que buscamos por meio desse esforço coletivo de desenvolvimento da bovinocultura de corte”, destacou Pedrozo.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Divulgação/Senar

    Foto: Divulgação/Senar

  • Foto: Divulgação/Senar

    Foto: Divulgação/Senar

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024