Campo Erê / Tecnologia - 22 de Setembro de 2018 - 10h56

​UFSM busca parceria com empresário de Campo Erê.

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

O empresário Prademir Werner, desenvolvedor e fabricante de máquinas e implementos agrícolas recebeu na tarde desta sexta-feira 21, nas instalações da indústria Werner o Engº Agrônomo Adão Leonel Mello Corcini, ele é professor de Solos e Mecanização Agrícola do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Adão atua na área de Solos e Mecanização Agrícola nos cursos Técnico em Agropecuária, Zootecnia e Agricultura.

O professor relatou que há alguns anos vem acompanhando o trabalho da colheitadeira Werner pelas redes sociais. No início do mês passado, por telefone conversou com o empresário solicitou uma visita as instalações da fábrica. Ao conhecer a colheitadeira o que mais lhe chamou atenção foi o sistema de Limpeza dos grãos, realizada através de uma sucção de ar e não por peneiras como as colheitadeiras tradicionais. Em conversa com o empresário Adão propôs uma parceria entre a Indústria Werner e a UFSM, demonstrando interesse em levar a colheitadeira para o Rio Grande de Sul e realizar testes nas lavouras de soja, milho e principalmente arroz irrigado, pois seu estado é o maior produtor de arroz do Brasil.

Adão acredita que a colheitadeira Werner irá apresentar ótimos resultados na colheita de arroz, pois possui tração 4x4 e o sistema de limpeza por ar pode proporcionar incremento de grãos inteiros no produto colhido, um dos principais objetivos dos arrozeiros.

Parcerias como esta servem para fortalecer toda a cadeia produtiva dos mais diferentes grãos. Adão destaca que levar a colhetadeira para testes reforça o ensino, pois os alunos da UFSM poderão conhecer uma nova alternativa de colheita mecanizada de grãos. Para Indústria, estes testes são importantes para verificar o desempenho de sua “colheitadeira” e ter certeza que está disponibilizando para os produtores uma máquina eficiente.

Em sua fala final, Profº Adão afirma que a UFSM está de portas abertas e faz um convite a população de Campo Erê, venham conhecer a UFSM; Acesse o site www.ufsm.br; Conheça nossos cursos e venha ser aluno do Colégio Politécnico da UFSM, são 14 cursos técnicos ofertados nos três turnos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 08 de novembro, prova de seleção acontecerá no dia 09 de dezembro de 2018.


Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

    Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024