Segurança - 19 de Setembro de 2018 - 17h55

​Secretario de estado da saúde recebe proposta de parceria entre Bombeiros e Samu

Foto: Divulgação

O processo de integração entre o Samu e o corpo de bombeiro militar de SC, iniciado em Julho do ano passado, foi tema de uma reunião na manhã desta terça feira 18, em Floriaonopolis que reuniu o secretario de saúde do estado Acélio Casagrande, secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Aldo Pinheiro D'Ávila e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges.

Nos últimos 90 dias, formalizou-se um processo que já esta sendo trabalhado desde julho do ano passado, quando teve inicio a migração das unidades para os quartéis e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) assumiu por completo a gestão do SAMU, que antes estava com Organizações Sociais (OSs) e empresas privadas.

Segundo o coordenador Médico da Gerência Estadual do SAMU, André Motta, que esteve à frente da apresentação, a intenção é criar um relacionamento cada vez mais produtivo entre essas frentes.

A intenção é criar um estado 100% regulado e com diminuição de tempo resposta na saúde. Hoje, a qualidade do paciente que chega a um hospital referência é claramente melhor na maneira de lidar com o trauma, quando o APH realiza esse transporte. Isso é observado até mesmo por quem trabalha na porta de entrada.

Tanto a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES/SC, Karin Cristine Geller Leopoldo, quanto o secretário Acélio Casagrande concordaram sobre o avanço que a proposta aponta.

Para o comandante-Geral dos Bombeiros, finalmente, a palavra-chave é equilíbrio. Ele acredita que o quanto se avançou e irá avançar e o povo perceberá que projeto do APH único vire uma ideia que poderá ser um modelo para o Brasil.

Os 16 municípios onde as estruturas do SAMU e dos Bombeiros já estão unidas são: Florianópolis, Palhoça, São José, Criciúma, Araranguá, Joaçaba, Curitibanos, Rio do Sul, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Canoinhas, Lages, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024