Campo Erê / Segurança - 06 de Abril de 2018 - 10h39

​Rapidez no atendimento salva bebe engasgado com bala

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta feira 05, bombeiros de Campo Erê, foram acionados para atendimento de uma criança com pouco mais de 1 ano, na rua Coronel Bertaso no centro.

A criança havia tido obstrução nas vias aéreas, provocado por uma bala de goma com formato de coração.

Quando teve inicio aos procedimentos de APH, o bebê estava no colo da mãe, mas apesar dos esforços a criança não conseguiu se livrar do problema. Em continuidade foi realizado o transporte até o hospital onde uma equipe realizou a desobstrução do objeto e continuou aos cuidados médicos.

Atitudes que devem ser tomadas quando isso ocorre:

1º chame os bombeiros 193, Samu 192, ou mesmo a policia militar 190. Caso tenha condições vá ate um pronto socorro mais proximo.

2º Faça as seguintes manobras para desengasgar o bebê:

Segurando o bebê inclinado para a frente (conforme a foto acima), dê até 5 palmadas nas costas dele, usando sua mão aberta. A posição da cabeça levemente inclinada para a frente facilita o processo de desengasgo e evita que a criança broncoaspire caso vomite durante as manobras vire o bebê de barriga para cima, segurando firmemente entre suas mãos e braços, e faça duas compressões torácicas.

A compressão é similar à da técnica de reanimação cardiopulmonar: comprima o centro do peito com 2 dedos -- indicador e médio, logo abaixo da linha entre os mamilos.

Importante

Futuras mamães devem participar de instruções, que geralmente são dadas pelas equipes das unidades de saúde dos bairros a qual pertence.

Em Campo Erê houve vários treinamentos com as equipes de saúde e dos bombeiros.


Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024