Entidades - 17 de Janeiro de 2018 - 09h31

​SENAR/SC capacita gratuitamente 3.600 produtores rurais

Campo Erê também esta nesta lista, cursos oferecidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais

O ano de 2018 inicia com qualificação gratuita no meio rural. Em janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) beneficiará aproximadamente 3.600 profissionais do meio rural em 225 treinamentos espalhados por todo o território barriga-verde.

Para participar, o presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo orienta que os produtores procurem o Sindicato Rural de seu município e informem o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

“A nossa intenção é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. Profissionais qualificados aumentam as chances de elevar a rentabilidade das propriedades e, consequentemente, a qualidade de vida no campo”, complementa.

CURSOS EM JANEIRO

Para a região Norte está programado o curso de culinária de peixes e frutos do mar nos dias 15 e 16 em Barra Velha. No período de 15 a 17 os municípios de Canoinhas e Papanduva recebem, respectivamente, os treinamentos de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos e operação e manutenção de colheitadeiras e automotrizes. A capacitação em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores será realizada em Monte Castelo no período de 17 a 19. Porto União terá nos dias 22 e 23 a qualificação em bovinocultura de corte. Encerrando o mês, nos dias 30 e 31 ocorrerá em Araquari o curso de criação de abelha rainha.

No Vale do Itajaí será promovido o treinamento de bordado com patchcolagem em Chapadão do Lageado no período de 16 a 18. A qualificação de beneficiamento e conservação de pescado está prevista para os dias 22 e 23 em Jaraguá do Sul. No período de 22 a 26 o município de Presidente Getúlio terá a capacitação em rédeas. No dia 29 o curso de fluxo de caixa da atividade rural será desenvolvido em Rodeio. O município de Benedito Novo receberá nos dias 30 e 31 a qualificação em organização da propriedade rural (programa 5S). No dia 31 o treinamento de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural acontecerá em Massaranduba.

Na região Sul ocorrerá a capacitação em conservas de frutas, hortaliças e temperos em Palhoça nos dias 15 e 16. O município de Imaruí contará com o curso de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 17 e 18. O treinamento em meliponicultura está programado para os dias 18 e 19 em Biguaçu. Nos dias 23 e 24 será realizada em Anita Garibaldi a qualificação em cultivo de plantas medicinais. A capacitação em proteção de nascentes será desenvolvida em Imbituba no dia 26. Nos dias 29 e 30 Paulo Lopes terá o curso de olericultura orgânica.

Para a Serra Catarinense está prevista a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos no período de 22 a 24 em Correia Pinto. No período de 22 a 26 o município de Bom Retiro terá o treinamento em doma racional de equídeos. O curso de cultivo de plantas medicinais está previsto para os dias 23 e 24 em Anita Garibaldi. No período de 23 a 26 os municípios de Cerro Negro e Painel terão, respectivamente, as capacitações em artesanato com pintura e artesanato de costura em tecidos. A qualificação em derivados de leite será realizada em Alfredo Wagner nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Na região do Meio Oeste será realizado o curso de artesanato em couro no período de 16 a 18 em Luzerna. Nos dias 17 e 18 o município de Vargem Bonita receberá o treinamento em casqueamento e ferrageamento de equídeos. Nos dias 22 e 23 ocorre simultaneamente nos municípios de Treze Tílias e Joaçaba os cursos de aumento da produtividade do mel e operação e manutenção de roçadeira, respectivamente. Em Salto Veloso será desenvolvida a qualificação em artesanato em tear com lã de ovelha no período de 22 a 25. Nos dias 23 e 24 a capacitação em comercialização na propriedade rural será em Caçador.

Entre os treinamentos para o Oeste está o de ensilagem no dia 16 em Ipumirim. Nos dias 16 e 17 será realizado em Arabutã a qualificação em cultivo protegido de hortaliças. O município de Seara receberá nos dias 23 e 24 o curso de inclusão digital rural (iniciação à informática). A capacitação em cestaria e objetos decorativos com fibra de bananeira será promovida em São Domingos no período de 23 a 25. Nos dias 24 e 25 acontecerá em Abelardo Luz o treinamento em derivados do leite. Encerrando o mês, nos dias 29 e 30, o município de Paial receberá o curso de instalação e manutenção de redes elétricas.

Na região do Extremo Oeste acontecerá a qualificação em emissão de guia de trânsito animal (e-GTA) no município de São Miguel D’Oeste no dia 15. O curso de processamento de carne de frango está previsto para os dias 15 e 16 em Itapiranga. No período de 16 a 18 ocorrerá em Iporã do Oeste a capacitação em produção caseira de pães e biscoitos. No período de 22 a 26 será realizado em São José do Cedro o curso de artesanato de crochê e tricô. O município de Palmitos terá nos dias 23 e 24 o treinamento em tratamento de madeira. Nos dias 25 e 26 acontecerá em Campo Erê a qualificação em processamento de carne suína.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024