Campo Erê / Entidades - 03 de Agosto de 2017 - 08h54

​Parceria Senar/Sindicato Rural conclui mais um curso

Foto: Jandir Sabedot/www.campoere_1.com

Terminou nesta quarta feira 03, o curso de ervas medicinais, da parceria Senar/Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê.

Com origem no conhecimento popular, a fitoterápia é uma das práticas mais antigas da humanidade. Para aproveitar as propriedades terapêuticas das plantas, o Senar/SC oferece capacitação em preparo de remédios caseiros.

O instrutor do Senar/SC, Volmir Carlos de Oliveira, que a mais de 20 anos, percorre o estado ministrando curso de Plantas Medicinais, explica que o objetivo do curso é identificar as plantas medicinais e suas funções para, em seguida, fazer a manipulação de remédios.

A especialização no uso dessas plantas por meio da ciência fez com que a popularização da fitoterapia aumentasse. Hoje, muitos medicamentos no mercado farmacêutico já utilizam em seus rótulos o termo “produto natural” e prometem maior eficácia terapêutica e ausência de efeitos colaterais.

No curso, são ensinadas técnicas para a produção de uma serie de remédios para cura de alguma doença ou mal estar e ainda plantar e preservar as plantas.

Apesar das inúmeras vantagens, o uso de plantas medicinais não é isento de riscos. As plantas podem conter substâncias tóxicas e/ou alergênicas, podem estar contaminadas ou até mesmo interagir com outras medicações, causando danos à saúde. Por isso, a identificação e a dosagem correta das plantas manipuladas são essenciais.

O importante é saber como as plantas serão utilizadas e a dosagem correta na manipulação, além dos cuidados básicos com a higiene.

Em Campo Erê o curso foi ministrado na sede do Sindicato Rural e teve a participação de 14 mulheres, com uma carga horária de 16 horas, que da turma poderá ocorrer a formação de uma cooperativa para explorar comercialmente esses produtos.


Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024