Saúde - 10 de Junho de 2017 - 11h06

​Aedes aegypti: situação é preocupante na região mesmo no inverno

A Gerência Regional de Saúde de São Lourenço do Oeste, está reencaminhando um ofício a órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de abrangência da ADR, solicitando que sejam indicados servidores para compor comissões de articulação e monitoramento das ações de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em todos os terrenos, prédios públicos estaduais ou utilizados por órgãos públicos e/ou vinculados.

A gerente de Saúde Patrícia Conteratto, salienta que no mês de abril, a Gerência já havia encaminhado documento a todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta da região (ofício circular 079/2017), solicitando a indicação de servidores para a formação das comissões, juntamente com cópia do decreto 1079/2017 que prevê a formação destas comissões. “Infelizmente, alguns órgãos não responderam a solicitação, por esta razão, estamos reencaminhando novo ofício a quem não deu retorno” – frisa a gerente.

Patricia enfatiza que as comissões devem ser formadas por servidores efetivos, se possível em número de três. Ela salienta a importância do retorno a esta solicitação, por parte dos órgãos públicos, para cumprimento do Decreto 1079 de 1º de março de 2017, por meio do qual, o governador do estado de Santa Catarina no uso de suas atribuições dispõe sobre a necessidade de formação das comissões em questão, lembrando que deverá ser feita uma portaria de designação pelo titular e/ou dirigente do respectivo órgão e/ou entidade.

Formadas as comissões

A partir do fechamento das comissões, que deverá ocorrer num prazo máximo de 60 dias, haverá capacitação através da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, com Biólogos da Macrorregional de Chapecó, estando a Gerência de Saúde de São Lourenço do Oeste envolvida na organização. “Todos os designados serão comunicados, para que dentro do possível, recebam orientações para a função designada” – revela a gerente, frisando que estas comissões não terão remuneração extra porque o serviço é de relevante interesse público.

Situação dos focos

De acordo com o último Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, há 57 municípios considerados infestados no Estado, dentre eles os sete municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço. Nestes municípios, o governo do Estado solicita a realização com mais afinco, de ações preventivas nas Escolas, visando mobilizar os escolares e familiares para a redução de focos do mosquito.

Fonte: Ass. ADR

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024