Campo Erê / Meio Ambiente - 31 de Março de 2017 - 13h05

​Colheita do pinhão começa oficialmente neste sábado 1º

Foto: arquivo www.campoere_1.com

Algumas variedades ainda não estão prontas, mas de acordo com as normas do IBAMA, a colheita e comercialização do pinhão pode ser feita a partir deste sábado dia 1º de Abril.

Mesmo fora de época alguns catadores foram flagrados comercializando o fruto, como foi um caso registrado pela policia de Renascença no ultimo dia 17 de Março

Em 2011 a colheita do pinhão só era permitida a partir do dia 15 de abril, conforme norma do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A regra havia sido estabelecida em 1976 com o objetivo de preservar a espécie e garantir parte da produção para os animais silvestres. Mas devido à mobilização dos produtores catarinenses, já que em muitos lugares o pinhão amadurece até um mês antes, o prazo foi antecipado para 1º de abril por uma lei estadual.

Não existe dados oficiais sobre a produção, mas há grande quantidade de famílias que fazem a colheita.

A colheita sem autorização dos proprietários, pode ser considerada invasão e roubo, que no Brasil, a pena prevista para este crime é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa (art. 157, caput, do Código Penal).

A produção do pinhão também não tem uma estimativa de produtividade muito menos de qual a quantidade colhida anualmente em Campo Erê. A colheita de forma desordenada muitas vezes faz com que os catadores derrubam até as pinhas que ainda não estão totalmente formadas. Há casos que até as em formação, aquelas que vão estar com a semente pronta no próximo ano são derrubadas das araucárias.

O preço praticado pelos catadores deste ano é de R$ 3,00 à R$ 5,00 dependendo da classe.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024