Educação - 27 de Março de 2017 - 20h44

​Projeto renova atividade da equoterapia na Apae de Campo Erê.

Foto: www.campoere_1.com

Um dos projetos mais importantes para o desempenho das pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, estava parado e uma parceria da Apae com a Faesc, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Erê, traz de volta as atividades, que estavam paralisadas a mais de um ano.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado, autoconfiança e auto-estima.

Quatro profissionais da área de saúde da Apae, receberam a capacitação completa e estão aptas a desempenhar as funções na equoterapia, que tiveram inicio na tarde desta segunda feira 27.

Segundo a psicóloga da escola, Jocimara Bernardi, desde 2012 quando o projeto teve inicio, houveram vários momentos que o trabalho teve que ser suspenso, mas agora com o treinamento dos profissionais e a parceria formada com as entidades além das pessoas que vão ceder os cavalos de forma gratuita, é possível retornar as atividades, que é uma das mais importantes para os alunos.

Além da psicóloga estão aptas a desempenhar as funções, Kellen Fernandes, fonoaudióloga, Aline Cristina Couto, terapeuta ocupacional e Gilmara Dalla Vale fisioterapeuta.

Fonte: campoere_1.com

Galeria

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

  • Foto: www.campoere_1.com

    Foto: www.campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024