Campo Erê / Segurança - 23 de Fevereiro de 2017 - 07h33

Voltar

​Mulher é socorrida com queimaduras térmicas em Campo Erê

Foto: www.campoere_1.com

Na tarde desta quarta feira 22, o corpo de bombeiros de Campo Erê, atendeu na rua Coronel Bertaso, uma mulher de 59 anos, vitima de queimadura térmica, provocada pela explosão de uma panela de pressão.

Enquanto os socorristas deslocavam até o local do acidente, o bombeiro do copom orientava o informante quanto aos procedimentos que nesses casos devem ser postos em pratica, como resfriar as partes atingidas com água fria em abundancia.

Depois dos procedimentos a vitima foi conduzida a unidade de saúde do bairro Mello para atendimento médico.

Fique atento - Panela de pressão tem data de validade

As panelas de pressão fabricadas hoje em dia são muito mais seguras e eficazes do que as de antigamente.

Para evitar acidentes e fazer com que elas durem mais, bastam pequenos cuidados com manutenção e limpeza.

Recomenda-se baixar o fogo, assim que a válvula de trabalho (pino) for acionada, diminuindo o consumo de gás. Se o vapor estiver escapando pelos cantos da tampa, desligue o fogo, verifique se o anel de vedação (borracha) foi colocado corretamente e se a panela está bem travada com a presilha metálica.

A limpeza deve ser feita com água, detergente neutro e esponja macia. Remova o pino e, se houver, o cesto retentor de alimentos, limpando cada peça da panela de pressão. Guarde o produto sempre limpo e seco, num local que não ofereça riscos de quedas ou de choques.

Se for necessário fazer algum tipo de manutenção, dê preferência ao uso de peças originais e procure uma assistência técnica autorizada. As orientações são da Tramontina e servem tanto para panelas de alumínio quanto para as de aço inoxidável.

Como saber se está na hora de trocar a borracha da panela?

A vida útil do anel de vedação (borracha) é de cerca de dois anos. Após este período, deve-se providenciar a substituição da peça. Caso ela fique ressecada, troque-a antes mesmo do prazo indicado. Uma borracha gasta pode fazer com que o vapor da panela de pressão escape pelos cantos da tampa, atrapalhando o cozimento dos alimentos.

O que fazer para evitar acidentes, quando um dos sistemas de segurança da panela de pressão é ativado?

Caso o mecanismo seja a válvula de trabalho (pino), não há com o que se preocupar: a panela está funcionando normalmente. Mas, se for a válvula de segurança (pequeno círculo vermelho no canto da tampa) ou outro sistema, desligue o fogo, imediatamente, e espere a panela esfriar. Uma panela de pressão só deve ser aberta quando estiver fria e não existir mais pressão interna. Para acelerar o resfriamento, coloque-a sob uma torneira de água fria.

Que quantidade de líquido é necessária para cozinhar um alimento na panela de pressão?

A recomendação é encher o recipiente com, no mínimo, 250ml de líquido e, no máximo, dois terços da sua capacidade.

Fonte: campoere_1.com

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024